“E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada à chave do poço do abismo”. Apocalipse 9.1
#DEVOCIONAL:
“A estrela Caiu na terra”
“Caiu” sim como grego: “caído”. Quando João viu, não estava no ato de cair, mas já havia caído. Este é um elo de ligação desta quinta trombeta com Apocalipse 12.8-9,12, “Ai dos que habitam na terra, porque o diabo desceu”, etc. Compare Isaías 14.12, “Como caíste do céu, Lúcifer, filho da manhã!”
Não se trata de um anjo qualquer: “Caída”: a identifica como um anjo do mal que foi expulso do céu e, pela autoridade que lhe foi conferida, sugere que se trata mesmo do grande anjo de Apocalipse 8.10, do diabo, que foi expulso do “céu”. Acontecimento que Jesus já viu (Lc 10.18) e de conformidade com Ap 12.8-9.
“Foi-lhe dada à chave do poço do abismo”
Cristo dá esta “chave” a Satanás embora Ele possa dar-lhe a um Anjo para que a dê ao Maligno (Ap 20.1)
O poço do abismo grego “poço do abismo”; o buraco do inferno onde Satanás e seus demônios habitam. Conforme 11.7; 17.8; 20.1,3; Lc 8.31 2Pe 2.4; Jd 6.
Quero lembrar que a ira de Deus não se dirige contra a estral caída, mas é usada como um instrumento para realizar seu propósito diante da terra, ou seja, diante um povo religioso desviado da vontade do Criador. Foi dado a Satanás autoridade (chave) para abrir as portas do inferno, para que toda sorte de seres demoníacos possa entrar em ação.
#ORAÇÃO:
Senhor Jesus mais que nunca precisamos estar preparados para o dia do arrebatamento, para não passar por esse dia tão terrível, tem misericórdia de cada leitor e também de mim, pois o livramento desse mal só está em Ti oh! Jesus o Salvador. Amém!