“E tinham caudas semelhantes às dos escorpiões, e aguilhões nas suas caudas; e o seu poder era para danificar os homens por cinco meses”. Apocalipse 9.10
DEVOCIONAL:
“Tinha ainda cauda, como escorpiões,”
A cauda se tornou um símbolo diabólico, em vista de o diabo ser representado por figuras com caudas: por exemplo, o dragão e a serpente (Ap 9.19; 12.4,etc.), ou até em relação ao falso profeta (Is 9.15).
“E ferrões ou Aguilhões”
Representa a mentira e a falsidade figuradas pela cauda não somente enganam e desviam como também ferem e fazem sofrer (ferrões). De acordo com essa mensagem, esses espíritos imundos recebem poder para ferir por cinco meses (Ap 9.5). Vemos novamente realçada a característica dos poderes malignos: a mentira que desvia e leva ao sofrimento tem seu tempo limitado, “pouco tempo”.
Este julgamento está limitado há cinco meses, ou seja, que Satanás só pode fazer o que Deus lhe permite.
ORAÇÃO:
Senhor Jesus, estamos perante muitos estudiosos que veem essa passagem como simbólica, representando aflições, tormentos ou julgamentos. O período de cinco meses pode ser interpretado de várias maneiras, mas geralmente não é considerado literal. Entre tanto simbolismo, o que representa de fato que o julgamento contra os que não aceitaram a Jesus como salvador chegou, basta que seja efetuado conforme está descrito. Deus tenha misericórdia de nós. Amém!