“E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saía fogo e fumaça e enxofre.” Apocalipse 9.17
DEVOCIONAL:
A natureza desses cavalos e cavaleiros nos é revelada nos versículos 17-19. Mas uma vez o apóstolo João vê seres híbridos (cavalo, leão, serpente), sinalizando tratar-se de seres que criados na ordem divina. Tais criaturas fazem parte do caos; pois, conforme Gênesis 1.21-25, o Senhor criou tudo “segundo a sua espécie”.
“E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo”.
A representatividade do fogo, fala do juízo de Deus que se estende até o sofrimento eterno no inferno (Ap 21.8).
“Couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre”
Em outra tradução vemos que tanto o fogo, jacinto e o enxofre; representa cores que tem seus significados do caos.
O fogo: Representa o juízo de Deus.
Jacinto: Uma cor azul esbranquiçada que caracteriza a fumaça, como o próprio V.18 vai confirmar novamente os símbolos. A fumaça é também um produto do inferno (Ap 9.2).
Enxofre: Uma cor que faz parte do inferno eterno (Ap 21.8).
Essa coloração identifica os cavalos e seus cavaleiros como seres espirituais do mal. São tão numerosos, tão grandes e fortes, que não necessita mais de disfarce. São satânicos e maldosos.
“As cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões;”
A cabeça não é vista como sabedoria ou entendimento, mas como fonte da vida do corpo (Mt 14.8; Jo 19.30; Lc 21.28), Já quando fala de Jesus Cristo como cabeça da Igreja (Cl 2.19, ou Ef 5.23, quando a cabeça é chamada de salvador do corpo, quer dizer que ela da vida ao corpo). Neste texto a aplicação desse simbolismo significa que esta invasão satânica busca sua vida na violência e bestialidade.
Comentário Bíblico de Adam Clarke:
Peitorais de jacinto de fogo e enxofre, Ou seja, vermelho, azul e amarelo; a primeira é a cor de fogo , a segunda de jacinto e a terceira de enxofre .
“E as cabeças dos cavalos”: Esta é uma descrição alegórica de grandes munições? Canhões, em cujas bocas se formaram as cabeças dos cavalos, ou a boca dos canhões lançados nessa forma? Fogo, fumaça e enxofre, é uma boa representação alegórica da pólvora. Os otomanos fizeram grande uso da artilharia pesada em suas guerras com os gregos do baixo império.
ORAÇÃO:
Os cavalos com couraças de fogo, jacinto e enxofre representam forças malignas e destrutivas. As cabeças de leões e o fogo saindo de suas bocas também são símbolos poderosos. A interpretação desses símbolos pode variar, mas geralmente está relacionada a eventos catastróficos e juízo divino. Por isso venho a Ti oh! Meu Deus, para pedir o livramento desses dias maus que estão profetizados a cerca do julgamento divino na terra. Livra do mau; Amém!