“E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada à salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.” Apocalipse 12.10
DEVOCIONAL:
“E ouvi uma grande voz no céu, que dizia:”
A “Grande voz” significa uma voz que ninguém pode deixar de ouvir e a proclamação, ou seja, algo será revelado e público, em alta voz, algo novo, uma mudança, algo muito importante que tem efeito legal e jurídico. Isso quer dizer que uma nova ordem que entrou em vigor com a vitória de Jesus. Diante do maior e mais importante acontecimento desde a fundação do mundo, isto é, a expulsão do diabo das regiões celestiais e a ascensão de nosso Senhor à destra de Deus, já mudanças radicais que estão sendo agora proclamadas.
“Agora é chegada a salvação”
No meio religioso se tornou frequente e um pouco costumeiro, ao ponto de não causar mais o impacto necessário da palavra SALVAÇÃO.
Neste texto a salvação significa estar seguro com Deus na vida eterna. Essa segurança foi dada por Jesus quando suspirou e disse está consumado, mas para ter essa salvação é necessário aceitar a Jesus como o Salvador e obedecer a sua Palavra.
“a força”
Aqui a força significa poder, Jesus venceu e foi lhe dado todo poder, não se trata de poder mundano; mas, primeiramente, do poder para vencer o mal que está dentro de nós (Ef 6.10-12).
“o reino do nosso Deus”
O reino de Deus foi pregado pelo João Batista, e Jesus focalizou especificamente a proximidade desse reino (Mt 3.2; 4.17, etc.). Com o sacrifício de Jesus Cristo, sua ressurreição e ascensão, Ele se tornou Rei deste Reino (2 Pe 1.11). Quem aceita Jesus como seu Salvador e obedece a suas ordens (a Bíblia) significa que passa a fazer parte deste reino que já começou, conforme lemos em Colossense 1.13 (reinarão com Ele os mil anos, Ap 20.6). Bom lembrar que o futuro de cada ser humano na vida eterna depende da escolha do reino em vida nesta terra. (reino de Deus esta em vós – Lc 17.21).
“o poder do seu Cristo”
A autoridade que Ele tem dá o direito e o poder de ordenar, decidir, atuar e fazer obedecer (cf. exemplo em Lc 4.36). A autoridade de Jesus nunca foi aceita pela liderança da religiosidade dominante, a qual sempre contestou a absoluta autoridade da Palavra de Deus (Mt 21.25-27). Apesar das adversidades, Jesus pode dizer: “Toda autoridade me foi dada” (Mt 28.18).
A salvação, o poder e o paraíso (Reino de Deus) estão ao alcance de todos que aceitam a autoridade de Jesus em suas vidas.
“porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.”
A acusação sobre a incapacidade da igreja (Irmãos) em gerar o Filho já foi definitivamente anulada. O acusador, que não cessara de ameaçar a mulher, perdeu seu poder celestial, expresso claramente pelo apóstolo Paulo em Romanos 8.33-37.
Uma das maiores acusações de Satanás perante Deus, é que os crentes servem a Deus por interesse pessoal. (cf. Jó 1.6-11; Zc 3.1).
Satanás é um termo hebraico que significa “Acusador”
ORAÇÃO:
Senhor olha para os nossos irmãos, sabendo que Satanás está sempre de dia e de noite acusando os fieis, por isso peço misericórdia para ser justo e fiel ao Senhor Deus, para não ter motivos de acusação, mas se por algum motivo, estou sendo acusado, venho pedir perdão e que o diabo não prevaleça contra mim. Amém!