“E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca”. Apocalipse 12.16
DEVOCIONAL:
A igreja é então socorrida pela terra (Terra: Ap 12.17). O cristianismo nominal, apesar de toda falsidade e engano que pratica e ensina reprova, por sua doutrina, o materialismo e a idolatria o mundo pagão; e procura justificar o cristianismo pela lógica e pela tradição.
Além do mais, o poder terreno das igrejas nominais protege a verdadeira igreja da brutalidade e bestialidade do mundo sem Deus. Onde estariam os pequenos e fracos grupos de cristãos verdadeiros se o mundo fosse dominado fisicamente pelo ateísmo ou por movimentos religiosos em crescente ascensão? O cristianismo nominal guarda em seu meio, à semelhança do antigo Israel (Sf 3.12-13).
“E a terra ajudou a mulher”
Provavelmente se refere ao Senhor que envia um terremoto.
“e a terra abriu a sua boca”
A terra abrindo sua boca tem a semelhança em Nm 16.30-33, a terra abriu-se e engoliu os homens de Corá.
“e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca”.
Refere-se à ação que ajuda à mulher (Israel) ferir o dragão. Como se expressou, é possível que seja um terremoto, segundo a Bíblia de Estudo do Expositor.
O versículo descreve como a terra ajuda a mulher, engolindo o rio que o dragão lança para tentar destruí-la. Isso pode ser interpretado como uma metáfora para a proteção divina contra as forças do mal.
ORAÇÃO:
Ao Senhor venho pedir essa necessidade, estou precisando da sua proteção, pois sou carente da sua ajuda, não só a mim, mas a todos que estão lendo esse estudo, vem nos guardar e nos proteger contra as forças do mal. Amém!