“E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo”. “Então o dragão se pós em pé na areia do mar”. Apocalipse 12.17 e 18.
DEVOCIONAL:
“E o dragão irou-se”
A investida do dragão não cessa, ao contrário, ela se intensifica. A ira é uma reação natural quando algo pessoal, existencial, de grande valor está ameaçado.
“contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente”,
Satanás foi agora lutar diretamente contra a igreja e esses descendentes (no original grego: sua semente). Para não haver dúvidas, a mulher e o restante da sua descendência são identificados. (“Restante da sua semente” refere-se aos judeus crentes noutras partes do mundo, representado pelos salvos).
“os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo”.
A presente qualificação dos filhos de Deus condena qualquer acréscimo ou qualquer subtração no ensino e na prática da Palavra de Deus (Dt 4.2; Gl 1.8; Ap 22.19).
“Então o dragão se pós em pé”
O dragão não se arrasta mais pelo chão, mas levantou-se ameaçadoramente, assumindo a posição de ataque. Não se esconde mais, imerso na aparente beleza, grandeza e bondade da humanidade. Agora se manifesta de maneira visível e evidente (Mt 24.15; 2 Ts 2.7-8).
“na areia do mar”.
Essa passagem mostra que a praia (areia), o limite entre o mar e a terra. O mar, como sabemos, (Ap 4.6), é a figura do abismo, do caos espiritual que domina as nações, o ambiente próprio da serpente. Da praia, por ser o limite, ele não pode passar. Mas, de acordo com os próximos versículos, veremos que ele manda seu filho, o anticristo, a besta, para vender a igreja.
ORAÇÃO:
Esses versículos são parte de uma visão apocalíptica que descreve a batalha entre o bem e o mal, simbolizada pelo dragão (geralmente interpretado como Satanás) e a mulher (frequentemente vista como a Igreja ou o povo de Deus). O remanescente da semente da mulher representa aqueles que permanecem fiéis aos mandamentos de Deus e ao testemunho de Jesus Cristo. Neste dia te pedimos Senhor para que possamos permanecer fiéis mesmo na hora da batalha contra o mal, dá nos vitória sempre. Amém!