“E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória.” Apocalipse 16.9
DEVOCIONAL:
As pragas da quarta Taça da ira de Deus é tão grande que as nações ficaram tão aterrorizadas com a ira de Deus, que amaldiçoaram o Senhor. Aqui, amaldiçoam o nome de Deus.
“E os homens foram abrasados com grandes calores”
Na Grande Tribulação acontecerão de fato coisas que aos cientistas ainda não concluíram que possa ocorrer. Com essa declaração o seguinte versículo, isto se efetuará só na área geográfica do Anticristo; ou seja no mundo.
“e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas;”
Nesta área geográfica do Anticristo saberão que é Deus que faz isto, entretanto, seguirão blasfemando do Seu Nome.
“e não se arrependeram para lhe darem glória.”
Mostra que algo sobre o coração do ser humano. É estranho que os milagres conduzam aos homens ao Arrependimento. O arrependimento deve provir do coração e derivar-se da Fé, a qual deve ter sempre a Cristo e a Cruz como seu objeto.
A interpretação desta passagem varia entre as tradições cristãs, mas geralmente é entendida como:
1. Julgamento Divino: O fogo que queima os homens representa o juízo de Deus sobre aqueles que se recusam a se arrepender e seguir Deus.
2. Sofrimento e Arrependimento: O calor intensificado simboliza o sofrimento que pode levar as pessoas ao arrependimento, mas, segundo o texto, muitos continuam a blasfemar contra Deus em vez de se arrepender.
3. Rejeição a Deus: A passagem destaca a teimosia humana diante da evidência do poder divino, demonstrando a resistência em reconhecer e adorar a Deus.
ORAÇÃO:
Grande onda de calor se espalhará por toda a terra, de modo tão insuportável, que as pessoas blasfemarão contra Deus (Ml 4.1). Seus corações tão endurecidos recusam-se a arrepender-se. Mas hoje oremos para que cada leitor tenha a oportunidade do arrependimento de seus pecados, e possa reconhecer Jesus Cristo como seu Salvador. Amém!