“Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.” Apocalipse 16.15
DEVOCIONAL:
No ministério terreno de Jesus já temos isso notório, onde o Mestre nos adverte em andar com vigilância, e sempre pronto para o grande dia, e quando chegar este evento não ser pego sem as roupas da salvação.
“Eis que como um ladrão”:
- Jesus Cristo comparece repentinamente, como um ladrão, surpreendendo os impreparados.
Isto é, repentina e inesperadamente. (Vejam Mateus 24.43; 1 Tessalonicenses 5.2). Evidentemente, isso foi planejado para advertir as pessoas a observarem ou estarem prontas para a sua vinda, pois, sempre que isso ocorria, seria num momento em que as pessoas não o esperavam.
O anticristo enganará a muitos, se possível os escolhidos, onde poucos estarão realmente esperando a Vinda de Cristo.
“Feliz aquele que vigia”:
- A vigilância espiritual é essencial para estar preparado para o retorno de Jesus.
Feliz ou Bem-aventurado aquele que assiste – compare Mateus 24.42-44. O significado aqui é que aquele que observa esses eventos, que marca as indicações de sua abordagem e que está consciente de uma preparação para eles, está em um estado de espírito melhor e mais feliz do que aquele em quem eles repentinamente e inesperadamente vêm.
“E guarda suas roupas”:
- As “roupas” representam a fé, a justiça e a santidade.
“Para que não ande nu”:
- A nudez espiritual representa a falta de preparação e a vergonha.
“E não seja visto em sua vergonha”:
- A vergonha resulta da falta de preparação para o encontro com Jesus.
O significado aqui é que, como os cristãos estão vestidos com as vestes da justiça, eles não devem deixá-los de lado, para que sua nudez espiritual seja vista. Eles devem estar sempre vestidos com as vestes da salvação; sempre pronto para qualquer evento, por mais cedo ou de repente que possa vir sobre eles.
Mais comentários do contexto:
1. Retorno iminente: Jesus pode retornar a qualquer momento.
2. Vigilância espiritual: É essencial estar espiritualmente alerta.
3. Preparação moral: A fé e a justiça são necessárias para estar preparado.
4. Contraste entre salvação e condenação: A passagem contrasta aqueles que estão preparados com aqueles que não estão.
Essa passagem é um lembrete da importância da vigilância espiritual e da preparação moral para o retorno de Jesus Cristo.
ORAÇÃO:
Senhor Jesus ajuda-me para manter sempre em vigilância, e não venha dormir o sono da negligencia, mas estar em alerta sempre. Não deixe estar despreparado para o dia da sua volta, mas estar sempre pronto para o encontro com Deus. Amém!