Visitaram este Blog

3/06/2025

1700 – Apocalipse 21:11 – A PRESENÇA DIVINA É SUA LUZ.


“E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.” Apocalipse 21:11



DEVOCIONAL:
Apocalipse 21:11 descreve a Nova Jerusalém:
A nova Jerusalém do Senhor “tem toda glória de Deus”, isso quer dizer que a multidão dos remidos no Paraíso terá como característica mais valiosa a bondade de Deus. (A glória de Deus, conforme Êxodo 33.18 a 19 é a bondade, a misericórdia do pai celestial). As profecias que deram ânimo aos homens e Deus são cumpridas (Isaías 58.8; 60.1, etc.). A beleza dessa glória é de tal brilho e esplendor que eu apóstolo a chama de fulgor semelhante a pedra mais rara, mais cara e bela da época: o diamante. (A pedra que chamada de jaspe é um exemplo de como, no decorrer do tempo, o sentido e o entendimento da expressão podem se transformar. Nos dias dos apóstolos, o diamante foi chamado de jaspe e, em vista ao seu valor e insuperável, sempre é mencionado em primeiro lugar quando são relacionadas pedras preciosas de grande preço, como em apocalipse 4.3. Em nossos dias, o jaspe é uma pedra semipreciosa de cor amarelada, opaca e de pouquíssimo valor)

O povo do Senhor, hoje insignificante é menosprezado neste mundo, passará a ter a eterna Glória, muitos acima das mais preciosas pedras (Is 60.15 e especialmente Isaías 62.3.

A figura da pedra preciosa jaspe nos mostra que a garantia da salvação é o bem mais precioso do ser humano “Será uma coroa de glória na mão do Senhor, um Diadema real na mão do teu Deus” (Is 62.3).

CONTEXTO
Após a destruição do velho mundo, João descreve a cidade celestial.

ANÁLISE
1. Luz divina: A cidade brilha com a glória de Deus.O que faz a cidade ser o que é.
2. Purificação: A cidade é pura e sem pecado.
3. Glória de Deus: A presença divina é sua luz.
4. Iluminação eterna: Sem necessidade de sol ou lua.

SIGNIFICADO TEOLÓGICO
1. União entre Deus e seu povo.
2. Realização da promessa da Nova Jerusalém.
3. Descanso eterno e comunhão com Deus.
4. Manifestação da glória divina.

ENSINAMENTOS PRÁTICOS
1. Busque a comunhão com Deus.
2. Prepare-se para a vida eterna.
3. Cultive a esperança da Nova Jerusalém.
4. Viva com integridade e santidade.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS
1. Apocalipse 21:1-22:5
2. Efésios 5:25-27
3. 2 Coríntios 11:2
4. Isaías 60:1-22

ORAÇÃO:
Senhor nos ajuda a entrar nesta cidade Santa, a Nova Jerusalém, ser um cidadão dessa cidade será um privilégio dos salvos em Cristo Jesus. Um lugar onde o rosto de Deus iluminará toda a cidade, pela sua Glória. Não necessitará de sol para iluminar o dia e não haverá noite, pois a vida eterna não será mais contada os dias, pois será eternamente. Amém!