“No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava à árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.” Apocalipse 22:2
Apocalipse 22:2 é um versículo bíblico que descreve a visão do apóstolo João sobre a Nova Jerusalém, a cidade celestial que será o lar dos crentes após a segunda vinda de Jesus Cristo. Aqui está uma explicação e um esboço do versículo:
CONTEXTO
O livro de Apocalipse é uma visão profética do apóstolo João sobre os eventos que ocorrerão no fim dos tempos. O capítulo 22 descreve a visão de João sobre a Nova Jerusalém, a cidade celestial que será o lar dos crentes após a segunda vinda de Jesus Cristo.
Alguns escritores dizem em seus relatos que o fruto dessa árvore é para uma parte da população quem não tem corpos glorificados que comerão uma vez por mês. Porém tem doze frutos diferentes e classificados que o texto não revela, só na vida eterna para compreendermos. As folhas e para cura, podendo ser para os que foram salvos durante e depois da idade do Reino. Como vão precisar de cura, certamente não terão corpos glorificados, mas entrarão no milênio.
Já no comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal relata que a Árvore da Vida simboliza a vida eterna concedida a todos que habitam a nova cidade (Gn 2.9; 3.22). As folhas salutares da árvore indicam a ausência, ali, de tudo que causa sofrimento físico em nosso novo corpo, dependeremos do Senhor para a vida força e saúde.
Em todas as teses temos uma descrição perfeita do paraíso; inacessível, no entanto, a qualquer mente, inteligência, sabedoria ou conhecimento terrenos. Só pode ser entendida através do Espírito Santo. Este texto pode dar margem para várias interpretações. Mas vamos ficar com o Gênesis, onde Deus criou o primeiro paraíso. Neste caso, o paraíso de Gênesis 2.10-15 esta sendo chamado aqui de praça. (Praça é uma cidade) e no centro da praça esta a Árvore da vida. Não há dúvida que essa ÁRVORE DA VIDA é JESUS, conforme os versículo de 1 João 5.11-12; 5.20; João 1.4; Colossenses 3.4, etc.
ANÁLISE
1. "No meio da praça da cidade e de cada lado do rio, havia uma árvore de vida": A árvore de vida é um símbolo da vida eterna e da salvação que Deus oferece aos crentes.
2. "Que produzia doze frutos, dando fruto todos os meses": A produção de frutos da árvore de vida simboliza a abundância e a fertilidade da vida eterna.
3. "E as folhas da árvore eram para a cura das nações": As folhas da árvore de vida simbolizam a cura e a restauração que Deus oferece às nações.
SIGNIFICADO TEOLÓGICO
1. A Nova Jerusalém: A Nova Jerusalém é um símbolo da cidade celestial que será o lar dos crentes após a segunda vinda de Jesus Cristo.
2. A árvore de vida: A árvore de vida é um símbolo da vida eterna e da salvação que Deus oferece aos crentes.
3. A cura das nações: A cura das nações simboliza a restauração e a reconciliação que Deus oferece às nações.
ENSINAMENTOS PRÁTICOS
1. A vida eterna é uma realidade: A árvore de vida simboliza a vida eterna que Deus oferece aos crentes.
2. A salvação é para todas as nações: A cura das nações simboliza a salvação que Deus oferece a todas as nações.
3. A restauração é possível: A árvore de vida e a cura das nações simbolizam a restauração e a reconciliação que Deus oferece aos crentes.
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
1. Apocalipse 21:1-22:5
2. Gênesis 2:9
3. Ezequiel 47:1-12
4. João 14:1-3
ORAÇÃO:
Aqui temos a Árvore da Vida, Jesus Cristo, que continua suprindo seu povo em toda sua individualidade, da vida plena (doze frutos) e nunca haverá falta de coisa alguma, o salvo não depende mais de épocas e tempos (de mês em mês). Pela eterna segurança, paz e descanso que os salvos de todas as nações encontram à sombra do Senhor (as folhas para a cura dos povos). Jesus é o centro de tudo. Amém!