“E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.” Apocalipse 22:3 e 4
O livro do Apocalipse é uma visão profética do futuro, escrita pelo apóstolo João. Os capítulos finais do livro descrevem a Nova Jerusalém, a cidade celestial que Deus preparou para os seus filhos.
ANÁLISE
Apocalipse 22:3
"E não haverá mais maldição; e o trono de Deus e do Cordeiro estará nela, e os seus servos o servirão."
- "Não haverá mais maldição": A maldição que veio sobre a humanidade devido ao pecado será removida. (Não terá mais pecado).
- "O trono de Deus e do Cordeiro estará nela": O trono de Deus, que representa o seu poder e autoridade, estará presente na Nova Jerusalém.
- "Os seus servos o servirão": Os crentes servirão a Deus e ao Cordeiro (Jesus Cristo) na Nova Jerusalém.
Apocalipse 22:4
"E verão o seu rosto, e o seu nome estará nas suas testas."
- "Verão o seu rosto": Os crentes verão o rosto de Deus e do Cordeiro, o que simboliza a intimidade e a comunhão com Ele.
- "O seu nome estará nas suas testas": O nome de Deus e do Cordeiro estará gravado nas testas dos crentes, o que simboliza a posse e a proteção de Deus.
“na sua fronte está o nome dele”. Todo ser humano se identifica com algo ou alguém (Mq 4.5). E o Senhor diz que “constituiu dentre as nações um povo para o seu nome” (At 15.14). Ou seja, um povo que já nesta vida se identifica com Deus pelos frutos das suas vidas (“pelos frutos os conhecereis”, Mt 7.20). Na eternidade, essa identificação chega à perfeição e assim estará cumprido o propósito do Criador, “façamos o homem à nossa imagem e semelhança”. A partir daí, todos os que fazem parte da nova Jerusalém terão finalmente natureza divina, serão filhos de Deus e se identificarão plenamente com o Pai.
SIGNIFICADO TEOLÓGICO
- A presença de Deus: A Nova Jerusalém é descrita como um lugar onde Deus está presente e é adorado.
- A remoção da maldição: A maldição que veio sobre a humanidade devido ao pecado será removida, e os crentes viverão em harmonia com Deus.
- A intimidade com Deus: A visão do rosto de Deus e do Cordeiro simboliza a intimidade e a comunhão com Ele.
ENSINAMENTOS PRÁTICOS
- A esperança da Nova Jerusalém: Os crentes devem ter esperança na Nova Jerusalém, onde viverão em harmonia com Deus.
- A adoração a Deus: Os crentes devem adorar a Deus e ao Cordeiro, reconhecendo a sua presença e autoridade.
- A busca pela intimidade com Deus: Os crentes devem buscar a intimidade com Deus, desejando ver o seu rosto e ter o seu nome gravado nas suas testas.
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
- Apocalipse 21:1-27
- Apocalipse 22:1-5
- Isaías 65:17-25
- João 14:1-3
ORAÇÃO:
Verão o Seu Rosto: Este é o alvo final da historia da redenção: Deus habitando no meio de seu povo fiel, numa terra purificada de todo o mal. Nessa nova terra, os santos verão a Jesus e com Ele habitarão; o Cordeiro de Deus, que pelo seu amor os redimiu mediante a sua morte na cruz. É a grande felicidade dos salvos: “Bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Mt 5.8). Entre outras criaturas celestiais, terá servos para servir, pois a Palavra diz: “e os seus servos o servirão”, com a intimidade com Deus e servos os servirão, os salvos terão sua recompensa na Nova Jerusalém. Um lugar de harmonia, e adoração a Deus, e veremos face a face. Glória a Deus por tudo. Amém!