“8 E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que, mas mostrava para o adorar. 9 E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. 10 E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo.” Apocalipse 22:8 - 10
E daqueles que guardam as palavras deste livro – “Eu sou uma mera criatura de Deus”. Eu, como seres humanos, estou sob a lei e sou obrigado a observar a lei de Deus. As “declarações deste livro”, que ele diz que mantiveram, devem ser entendidas como significando os grandes princípios de religião que ele prescreveu, e que são de igual obrigação para os seres humanos e os anjos.
Adore a Deus – adore apenas a Deus
CONTEXTO
O livro do Apocalipse é uma visão profética que Deus deu ao apóstolo João, que estava exilado na ilha de Patmos. O livro descreve a segunda vinda de Jesus Cristo, o julgamento final e a criação de um novo céu e uma nova terra.
ANÁLISE
- "Eu, João, fui o que ouviu e viu essas coisas. E, quando as ouvi e as vi, caí aos pés do anjo que me mostrava essas coisas, para adorá-lo." (Apocalipse 22:8): João, o autor do livro, relata que ele ouviu e viu as coisas que estão sendo descritas no livro. Ele se sente impelido a adorar o anjo que lhe está mostrando essas coisas.
- "Mas ele me disse: 'Não faças isso! Eu sou um servo contigo e com teus irmãos, os profetas, e com os que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus'." (Apocalipse 22:9): O anjo repreende João por tentar adorá-lo, lembrando-lhe que ele é apenas um servo de Deus, assim como João e os outros profetas.
- "E disse-me: 'Não selarás as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo'." (Apocalipse 22:10): O anjo instrui João a não selar as palavras da profecia deste livro, porque o tempo da realização dessas coisas está próximo. A palavra profética é para todo o crente e a todas as igrejas (cf. Dn 13.12).
SIGNIFICADO TEOLÓGICO
1. A adoração a Deus: O trecho destaca a importância de adorar apenas a Deus e não a criaturas ou anjos.
2. A humildade dos servos de Deus: O trecho também destaca a humildade dos servos de Deus, que não devem ser adorados ou reverenciados como se fossem deuses.
3. A proximidade do tempo: O trecho final destaca a proximidade do tempo da realização das coisas profetizadas no livro do Apocalipse.
ENSINAMENTOS PRÁTICOS
1. A autenticidade da Palavra de Deus: O versículo também destaca a autenticidade da Palavra de Deus e a importância de ouvi-la e segui-la.
2. A humildade cristã: A reação de João ao ver a visão é de humildade e reverência, o que é um exemplo para os cristãos.
3. A importância da adoração a Deus: O trecho destaca a importância de adorar apenas a Deus e não a criaturas ou anjos.
4. A humildade cristã: O trecho também destaca a importância da humildade cristã, que envolve reconhecer a nossa posição como servos de Deus.
5. A preparação para o tempo que está próximo: O trecho final destaca a importância de estar preparado para o tempo que está próximo, quando as coisas profetizadas no livro do Apocalipse serão realizadas.
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
- Apocalipse 1:1-3
- Apocalipse 19:10
- Apocalipse 22:9
ORAÇÃO:
Senhor Jesus Cristo, o nosso Salvador, sabemos que o tempo se aproxima, e todas as profecias serão cumpridas neste livro. A adoração não deve ser executada a anjos, ou qualquer outro ser criado, mas somente a Deus, o Eterno. Amém!