Visitaram este Blog

5/07/2025

1810 – LEITURA DIÁRIA da EBD – João 10.15,16– Jesus é a entrada acessível para as suas ovelhas

 
Lição 06 – O BOM PASTOR E SUAS OVELHAS
Quarta – 07/05/2025 – João 10.15,16

Jesus é a entrada acessível para as suas ovelhas

“Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.” (João 10:15,16)


A Ação de Jesus como Pastor: Na passagem de João 10:15-16, encontramos uma afirmação profunda sobre a natureza de Jesus como o Bom Pastor. Ele diz: ‘Assim como o Pai me conhece, eu conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem a mim’. Essa conexão íntima entre Jesus e suas ovelhas enfatiza o amor e o cuidado que Ele tem por cada um de nós.

Acessibilidade em Cristo: Jesus se apresenta como a porta acessível para as suas ovelhas. Em um mundo onde muitas vezes nos sentimos excluídos ou distantes, Ele proporciona um acesso seguro e próximo. Ao se tornarem suas ovelhas, somos recebidos em um rebanho onde todos são valorizados e acolhidos, independentemente de suas origens ou iniquidade.

Seguindo a Voz do Bom Pastor: Seguir a Jesus é um convite para encontrar finalidade e direção. No versículo, Ele menciona que ainda há outras ovelhas que não estão nesse redil. Isso nos lembra de que a mensagem de amor e salvação é universal, aguardando para ser compartilhada. Ao ouvirmos e respondermos à Sua voz, encontramos não apenas segurança, mas também um chamado para ajudar outros a conhecerem essa entrada acessível que é Jesus.

Aqui está a explicação e implicação do texto de João 10:15-16:

"Assim como o Pai me conhece, eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a estas também devo trazer, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor."

EXPLICAÇÃO
- A relação entre Jesus e o Pai: Jesus afirma que tem uma relação íntima com o Pai, e que se sacrifica pelas ovelhas.

- O sacrifício de Jesus: Jesus está disposto a dar a sua vida pelas ovelhas, demonstrando seu amor e compromisso com elas.

- As outras ovelhas: Jesus menciona que tem outras ovelhas que não são do aprisco de Israel, referindo-se aos gentios que também serão chamados a seguir a ele.

IMPLICAÇÃO
- A missão de Jesus: O texto destaca a missão de Jesus de salvar não apenas os judeus, mas também os gentios. (No mundo todo, pessoas que desejarem fazer parte desse rebanho).

- A unidade do rebanho: Jesus afirma que haverá um rebanho e um pastor, destacando a unidade e a harmonia entre os seguidores de Jesus.

- A chamada universal: O texto implica que a chamada de Jesus é universal, e que todos podem se tornar parte do seu rebanho.

O BOM PASTOR

“A observação universal do quarto Evangelho se destaca na afirmação de Jesus: Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor (16). Observe que há outras ovelhas, não bodes. “O rebanho de Cristo não está limitado àqueles que estão encerrados no curral judaico, seja na Palestina, seja em outros lugares” (cf. 11.52; 12.32). O amor de Deus é para todo o mundo (3.16). A urgência moral de trazer essas outras ovelhas para o curral está expressa nas palavras, também me convém agregar estas. O verbo ouvir “assume o genitivo, como quando tem a conotação de ouvir com entendimento e obediência”. Haverá um rebanho tem o verbo no plural nos melhores manuscritos, e a palavra ‘rebanho’ é a tradução correta do termo grego poimne (cf. Ez 34.20-24). “Todos (judeus e gentios) formarão um único rebanho sob um único Pastor’” (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 7. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.98).

CONCLUSÃO
O texto de João 10:15-16 destaca a relação íntima entre Jesus e o Pai, o sacrifício de Jesus pelas ovelhas e a missão de Jesus de salvar todos os povos. A passagem implica que a chamada de Jesus é universal e que todos podem se tornar parte do seu rebanho.

TEXTO ÁUREO
“Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.” (João 10.14)

VERDADE PRÁTICA
Jesus é o Bom Pastor e nós, que pertencemos à sua Igreja, somos as ovelhas do seu rebanho.