Visitaram este Blog

7/05/2025

1861 – LEITURA DIÁRIA da EBD – Efésios 5.18 - Uma experiência contínua.



Revista: A IGREJA EM JERUSALÉM: Doutrina, Comunhão e Fé: a Base para o Crescimento da Igreja em meios às perseguições.

Lição 01 - A IGREJA QUE NASCEU NO PENTECOSTES
Sábado – 05/07/2025 – Efésios 5:18

UMA EXPERIÊNCIA CONTÍNUA

"E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito." (Efésios 5:18)



EXPLICAÇÃO:
- A passagem é uma exortação do apóstolo Paulo aos cristãos de Éfeso.

- Paulo contrasta o efeito do vinho, que pode levar à embriaguez e à perda de controle, com o efeito do Espírito Santo, que enche os cristãos de uma maneira positiva.

- O texto sugere que os cristãos devem buscar a plenitude do Espírito Santo em suas vidas, em vez de se entregarem a comportamentos excessivos ou pecaminosos.

COMENTÁRIO TEOLÓGICO:
- A passagem destaca a importância da presença do Espírito Santo na vida dos cristãos.

- O texto sugere que a plenitude do Espírito Santo é uma experiência que pode trazer benefícios espirituais e morais para os cristãos.

- A passagem também destaca a importância da sobriedade e do controle próprio, em contraste com a embriaguez e a perda de controle e da razão.

IMPORTÂNCIA DA PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO:
- A plenitude do Espírito Santo é apresentada como uma experiência que pode trazer benefícios espirituais e morais para os cristãos.

- A passagem sugere que a busca pela plenitude do Espírito Santo é uma prioridade importante para os cristãos.

CONSEQUÊNCIAS PRÁTICAS:
- A passagem sugere que a plenitude do Espírito Santo pode ter consequências práticas na vida dos cristãos, como a capacidade de viver de maneira mais santa e obediente a Deus.

- A passagem também sugere que a embriaguez e a perda de controle podem ter consequências negativas para os cristãos.

FALAR EM LÍNGUAS
“Falar em línguas é o sinal inicial do batismo com o Espírito. Serve como manifestação externa do Espírito e acompanha o batismo ou imersão no Espírito. Para Pedro, o sinal milagroso demonstra a plenitude do Espírito. Ele aceita línguas como a evidência de que os cento e vinte foram cheios com o Espírito. Como sinal inicial, as línguas transformam uma profunda experiência espiritual num acontecimento reconhecível, audível e visível. Os crentes recebem a certeza de que foram batizados com o Espírito. O próprio Jesus não falou em línguas, nem mesmo no rio Jordão. Sua unção especial foi normativa para seu ministério, mas o derramamento do Espírito em Atos 2 é normativo para os crentes. A distinção entre Jesus e os crentes é que Ele inicia a nova era como Senhor” (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento - Vol. 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2024, p.632).

CONCLUSÃO:
- O texto de Efésios 5:18 é uma declaração importante sobre a importância da presença do Espírito Santo na vida dos cristãos.
- Ele destaca a importância da busca pela plenitude do Espírito Santo e da sobriedade e do controle próprio.

TEXTO ÁUREO
“E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (Atos 2.4)

VERDADE PRÁTICA
A Igreja nasce no Pentecostes capacitada pelo Espírito para cumprir sua missão.