“Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos”. Apocalipse 2.2
#DEVOCIONAL:
A temática da carta a Igreja de Éfeso: Desviada: perdeu a direção, passou a desobedecer a Deus.
O autor se dirige à Igreja de Éfeso e o elogia sua perseverança, trabalho árduo e discernimento ao testar aqueles que afirmam ser apóstolos, mas não o são. A igreja foi elogiada por não tolerar o mal e por identificar os falsos mestres.
“Eu sei que...”
Você colocar à prova aqueles que se autodenominam apóstolos, e eles não são, e você os achou falsos. Eles fielmente se protegeram contra as tentativas de Satanás de se infiltrar em sua igreja, lutando por sua pureza ao obter duro no pecado e segurando rápido para a verdade. Eles odiavam o mal tanto quanto Deus odeia o mal.
Sua Obra
Eu sei que sua labuta. A palavra "labuta" é kopos que significa "trabalho cansativo, esforço ao ponto de exaustão, o tipo de palavra que drena você”.
“A tua paciência”
Não é apenas ter paciência, precisamos enfrentarmos a dificuldade como bons soldado de Cristo
Sua perseverança
Eu sei sua perseverança. A palavra "perseverança" é “hupomone” que significa "suportar sob, uma resistência paciente, permanecer sob". Refere-se à vontade e firmeza de aceitar dificuldades, sofrimentos e julgamentos na vida cristã.
“Não podes suportar homens maus”
Não suportar os homens maus (Homens maus são os que não colocam Deus em primeiro lugar, e vivem no pecado). Devemos amar as pessoas, mas não o pecado, por isso a importância de que a igreja identifique esses homens maus, que tenha vontade, coragem, espiritualidade e perseverança para se separar deles (Ef 5.11) ou em relação a igreja desviada (Ap 18.4; 1Ts 5.21-22). Quando a igreja (Anjo da Igreja) tolera os homens maus se torna cúmplice deles, mesmo com o pretexto de amar ao próximo. Ao aceitar o mal sem corrigi-los, pode contaminar toda a igreja.
“Puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e não são”
Como colocar a prova os falsos mestres e desmascara-los:
a) Prová-los diante da Palavra de Deus. (1ªJo 2.4-5). Como Paulo vez em (2ª Co 11.13-15; Gl 1.6-9).
b) Observar os frutos, o objetivo de sua vida conforme o ensinamento de Jesus Cristo (Mt 7.20).
c) O próprio versículo já diz: “e tu os achaste mentirosos”, ou seja, não vive o que prega, e muitas vezes pregam heresias.
Quando falar por a prova, não significa que deve ser logo lançado fora, sem antes ser provado. E ainda podendo ser recuperado para a salvação eterna.
#ORAÇÃO:
Senhor Jesus, essa é uma passagem que destaca a importância de permanecer vigilante e discernir a verdade. A mensagem pode ser aplicada a muitos contextos da nossa vida e na nossa congregação, lembrando-nos da necessidade de avaliar cuidadosamente as afirmações e permanecer fiéis aos princípios que consideramos verdadeiros. Tem misericórdia de cada um de nós. Amém!
#christen
#edmarcos
#pastoredmarcos