“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” Apocalipse 2.17
#DEVOCIONAL:
“Ao Vencedor”
Todas as cartas, também, incluem a promessa sobre a vitória. Aqueles que persistem até o final receberão a recompensa. Nesta carta, a bênção para o vencedor é descrita em duas partes:
a) Maná escondido: Aqueles que recusaram qualquer participação na mesa dos demônios seriam sustentados pelo maná de Deus. Jesus é o maná dado pelo Pai (João 6.31-65) Ele sustenta os fieis e lhes da vida. A mensagem continua oculta para os sábios deste mundo (1 Cor 2.6-10). A alusão está aqui para isto: provavelmente também para o discurso do Senhor (Jo 6:31-35). Traduza: “o maná que está oculto”. Como o maná escondido no santuário era, por poder divino, preservado da corrupção, assim também Cristo, em Seu corpo incorruptível, passou para os céus e ficou oculto até o tempo de Seu aparecimento. O próprio Cristo é o maná “escondido” do mundo, mas revelado ao crente, de modo que ele já tem um antegozo de Sua preciosidade. Compare com o alimento escondido de Cristo na terra, Jo 4:32,34 e Jó 23:12. A manifestação completa será à Sua vinda.
b) Uma Pedrinha branca: Essa pedrinha branca com o nome do seu portador possuída dois significados nos dias dos apóstolos:
1) O vencedor de uma competição, que vinha de uma terra distante, recebia essa pedrinha com seu nome como certificado da sua vitória para apresentá-la em sua pátria.
2) Um certificado de absolvição, fornecido pelos jurados, como prova da inocência de alguém (Pedrinha preta significa condenação).
“... um nome novo escrito...”
Alguns teólogos definem como um novo nome que harmonizam com sua personalidade. Outros indicam que seria uma nova destinação, numa nova vida (como, por exemplo, Jacó, que passou a chamar-se Israel, Gideão, que recebeu o nome de Sorobabel). O Senhor anunciou, há muito tempo, essa mudança de nome (Is 62.2). O servo de Deus receberá um nome de vencedor, e as angústias da vida terrena presentes serão esquecidos (Is 65.15-16).
“...Ninguém conhece...”
Esse novo nome é um segredo entre Jesus e seu portador. O cristão pode então viver sua missão por meio de uma vida inatingível, ou seja, esse segredo só será revelado naquele dia. (João 10.28).
#ORAÇÃO:
Jesus Cristo, assim que revelasse nesse versículo algo escondido e oculto. Há a mudança de nome, o novo nome sendo mais honroso e possuindo maiores privilégios do que o antigo. E essa pedra branca é dada como recompensa pela vitória - de uma vitória, deve-se observar, não em uma única disputa breve, mas que foi a coroa e o fim de um longo e abnegado curso de disciplina. A vida toda até chegar a sua presença e receber de tuas mãos um novo nome... o nome de Salvo. Amém!
#christen
#edmarcos
#pastoredmarcos