“E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.” Apocalipse 2.21
#DEVOCIONAL:
“Dei-lhe tempo para que se arrependesse”
A longanimidade faz parte do caráter de Deus. Ele sempre providencia oportunidades e tempo para o homem possa se arrepender (2 Pe 3.9). Existe, porém um limite, e quando o tempo disponível se esgota, não haverá mais a possibilidade de voltar (Hb. 6.6; 12.17, etc...).
Aqui acontece o que Jesus falou em relação à maioria do seu povo (Mt 23.37; Jo 5.39-40) Eles não querem voltar, não querem se arrepender à semelhança dos israelitas do tempo de Elias.
“E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.”
Ele expressa a ideia de que foi concedido tempo para alguém se arrepender de seus atos, mas essa pessoa não demonstrou arrependimento.
A reflexão sobre o arrependimento e a oportunidade de mudança é um tema comum em várias tradições religiosas e filosóficas. Muitas vezes, nos é dada a chance de refletir sobre nossas ações e fazer escolhas que nos levem a um caminho melhor.
Independentemente da interpretação específica deste versículo, ele nos lembra da importância de considerar nossas ações e buscar o arrependimento e a transformação quando necessário.
“Fornicação o seu significado”
Fornicação (palavra que vem de fornicis, ou fornix: abóbada, ou arco) é uma relação sexual realizada entre duas pessoas que não são casadas. Fornice era o arco da porta sob a qual as prostitutas romanas se exibiam. As mulheres romanas que não tivessem pai, marido ou filho do sexo masculino deveriam ficar sempre dentro dos limites da casa/prédio do seu "dono" ou protetor, por isso, não podiam passar do arco (fornice).
No Novo Testamento, fornicação é o termo usado para traduzir a palavra grega Porneia, termo técnico que designava um matrimónio inválido. Na época de Cristo, com a multiplicidade de leis da Judeia, não era raro que um matrimónio fosse invalidado por impedimento jurídico. Surgia então a questão sobre se dever ou não separar o casal que estava em zonah (casamento inválido, ou seja, um deles ou ambos não fossem "puros" (virgens)).
Por volta do Século III d.C. criou-se então o verbo "fornicare", que seria o ato de frequentar aquele lugar. Temos esta palavra no português - se originou do latim - que significa sexo ilícito (nesse contexto). O caso é que, no português, há séculos, por conta da igreja, tornou-se ligeiramente diferente, porém vital o significado dessa palavra. O significado de sexo ilícito seria supostamente a prática de sexo antes ou fora do casamento. A palavra ilícita significa imoralidade, ou o que é contrário às leis. Naquela época, como foi dito, ante as leis da Judeia, considerava-se ilícita a prática de sexo antes do casamento. Atualmente as regras religiosas e civis foram separadas, de modo que não existe na legislação brasileira nenhuma norma que proíba o sexo antes do casamento, ou ainda que considere inválido esse casamento por um deles não ser mais virgem. No entanto, para a maioria das denominações do cristianismo, as proibições do sexo antes, e fora do casamento, continuam a existir, embora não tornem um casamento nulo, mas sim anulável. Também não impedem a pessoa que não seja virgem de contrair matrimônio religioso. Porém dentro de seus regimentos.
Segundo o Dicionário Aurélio, além de sexo ilícito, mortificação ou aborrecimento e apostasia (na época, quando os hebreus mudavam de religião) também significam fornicar. Segundo o dicionário grego há, porém, mais um significado metafórico, que seria a prática de adoração a deuses.
A palavra fornicar ou fornicação ficou amplamente conhecido entre as Escolas de Mistérios como o ato de derramar o sêmen, como um ato de impureza, conforme a Bíblia em Levítico. Nas Escolas de Alquimia, ficou conhecido como o ato de derramar o vaso de Hermes. Antigas Bíblias referem ao 6º Mandamento como “Não Fornicar", o que depois foi alterada pelos reformadores conservadores para "Não Adulterar", que já tem outro significado ou contexto. (Fonte: https: //pt.wikipedia.org/wiki/Formicação: em 1/03/2024)
“... e não se arrependeu”.
Para se arrepender, a pessoa precisa entender que pecou. Todos pecam. A pessoa que se arrepende fica triste porque entende que o pecado é errado (2 Coríntios 7:9-10). Por isso, pede perdão a Deus. No caso da igreja de Tiatira, ela não se arrependeu do pecado da fornicação (ou prostituição). Sendo literalmente ou metafórico ambos são pecado.
#ORAÇÃO:
Pai nosso que está no céu, hoje venho até através dessa oração, para pedir misericórdia, e arrepender-se de todos os meus pecados, mesmos aqueles que são ocultos a minha imaginação, e hoje possa alcançar o perdão, e fazer um concerto Contigo. Amém.
#pastoredmarcos