Visitaram este Blog

6/02/2024

1423 – Apocalipse 4:1 – O INÍCIO DA VISÃO NO CÉU.



“Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.” Apocalipse 4:1


#DEVOCIONAL:
Começa uma nova visão. Nos três primeiros capítulos, o apóstolo João via e ouvia as coisas a partir da terra. Agora ele terá o privilégio de ver o que Deus lhe quer transmitir nas regiões celestiais, presença do Criador. Até o final desse livro não é indicado qualquer mudança, ou seja, que ele voltou a receber as mensagens estando na terra.

“Depois destas coisas, olhei”,
Aqui significa que para nós algo diferente virá. Alguns teólogos diz que representa o tempo depois das Igrejas, em outras palavras, depois do Arrebatamento.

“Uma porta aberta no céu”;
Jesus prometeu o céu aberto aos seus discípulos (Jo 1.51) e também para nós por meio dessa revelação do apóstolo João. (A literatura apocalíptica dos judeus fala de muitos céus, de três, sete, dez e até 962 céus. O apóstolo João, porém, fala somente de um céu). É importante considerar que o santuário, o templo se identifica como o céu (Ap. 13.6). O céu aberto não se tornou acessível para satisfazer a curiosidade de alguém, mas para orientar, consolar e firmar o resto do povo de Deus que seguiu seu mestre para da comunidade religiosa nominal, vendo agora o seu aminho neste mundo e a pátria que o espera (Hb 13.12-14).

Significa que João teve a capacidade de ver o que está acontecendo no Céu.

“Como Também a primeira voz que ouvi”.
João volta a ouvir a voz de Apocalipse 1.10-11. Essa foz é a voz de Cristo.

“Como de Trombeta”
Na cultura israelita tem vários tipos de trombetas. Em nosso estudo vamos tratar de um instrumento que os judeus chamavam de schofar (Essa trombeta é as mais mencionadas nas escrituras, cerca de setenta e duas vezes). Muitas vezes foi usada como o sobrenatural de Deus em Josué 6.4; Êxodo 19.17-19, etc...

“Sobe aqui”,
Deus convida o apóstolo a subir mais alto e aproximar-se Dele. Uma aplicação para nossa vida, em qual área de sua vida, Deus está convidando-o para subir mais alto? Ele apenas faz isso para as pessoas que demonstram o caráter e o pré-requisito necessário para subir mais alto, além de plena fidelidade em cumprir tudo o que ele já entregou em nossas mãos. Sempre que Deus lhe der mais luz, abrace-a e suba!

“E mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.”
Quem tem o Espirito Santo, já consegue discernir o que está acontecendo hoje e o que vai acontecer no futuro. O que o Apóstolo João passa a ver e ouvir é tão grandioso, tão acima da nossa capacidade terrena de entender, que o próprio João não tem, muitas vezes, palavras para explicar; e somente a partir de exemplos, figuras, símbolos ou parábolas, de algo conhecido são possíveis compreender a majestade dessa revelação do nosso Senhor.

A mensagem, porém, é encoberta e inacessível para todo homem de inclinação terrena (1 Co 2.6-15; 1.19-21), mesmo que seja um erudito em teologia. (Não quero fazer especulação sem base bíblica). Ela expressa uma revelação de eventos futuros que seriam mostrados ao autor do livro, Apocalipse. (Fim dos tempos).

#ORAÇÃO:
Senhor Jesus eu crio nessa visão, o apóstolo João descreve ter visto uma porta aberta no céu e ouvido uma voz que o convidou a subir e ver o que aconteceria em seguida. Que neste dia possamos ser convidado a subir naquilo que mais precisamos, assim possamos melhorar a cada dia. É uma imagem poderosa que simboliza revelação e mistério divino. Naquele dia saberemos todos os mistérios de Deus, ajuda a vencer para poder chegar lá e alcançar a salvação em Cristo Jesus. Amém!