“E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” Apocalipse 6.10
#DEVOCIONAL:
“E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando”,
Toda vida perseguida e aniquilada pela injustiça clama a Deus por justiça (Gn 4.10; Hb 12.24, etc.). Esse clamor não fica sem efeito, interfere na história do mundo nos últimos tempos (Ap 8.3-6; Lc 18.7);
“Até quando”
Diante da aparente vitória do mal, e da aparente pobreza e fraqueza da vida do crente, de uma ou de outra forma, é sempre feita a pergunta “Até quando” (Sl 6.2-3; Sl 13.1-2; Sl 74.10, etc.).
Essa aparente longanimidade do Senhor (considerar 2 Pe 3.8-9) pode levar muitos a desistir da esperança e procurar a felicidade para o hoje, no sentido de “tenho de fazer algo para mim” ou “os irmãos têm de fazer mais por mim”, essa inclinação infelizmente sempre visa o terreno. A sedução do imediato quer destruir a esperança na vinda do Senhor. É muito oportuno lembrar aqui a atitude de Pedro, quando se achou em uma situação em que muitos abandonam Jesus. Este pergunta a seus discípulos: “também vós quereis retirar-vos?” (devia ser a dos cristãos que constituem o restante do rebanho de Cristo) e Pedro da a seguinte resposta: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna” (Jo 6.68).
“Nem vingas”
Como os mártires podem clamar por vingança? Como entender aqui o amor ao próximo? Sem dúvida esse clamor não deixa de ser um apelo individual, quer dizer que cada um deles exige vingança. Há, porém, uma realidade que não podemos esquecer: o Filho de Deus se identifica com o Pai e a sua vontade é igual à do Pai, e os seus seguidores têm o mesmo querer (Jo 17.21; 1Co 15.28) O fato é que toda injustiça provoca a ira de Deus (Hb 10.26-31; Rm 1.18).
“O nosso sangue”
Sabemos que o sangue é o símbolo da vida, usado muitas vezes nas Escrituras. São mártires que clamam porque perderam a vida. Como já estudamos, a palavra martírio é transliterada do grego e traduzida significa testemunho. Ao lermos apocalipse 11.7-10, as duas testemunhas são, resumidamente, as testemunhas de Jesus. Ou seja, a igreja que é morta e silenciada, pois atormenta com seu testemunho a consciência de falso religioso e do homem do mundo.
#ORAÇÃO:
Os mártires que estão no céu oram para eu os ímpios que rejeitaram a Deus e mataram os seus seguidores recebam a justiça Divina. Há momentos em que Deus nos leva a orar para que a justiça prevaleça, o mal seja destruído e Cristo seja exaltado acima de todos aqueles que se opõem a Ele. Essa oração não pede vingança pessoal, pois provém do \elo por Deus e pela retidão e preocupação com os sofrimentos do seu povo. Amém!
#devocaoadeus#pastoredmarcos