Visitaram este Blog

7/03/2024

1454 – Apocalipse 6:9 – ABERTO O QUINTO SELO - OS MÁRTIRES TEM DESEJO DE JUSTIÇA


“E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram”. Apocalipse 6.9



#DEVOCIONAL:

“E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar”
A abertura dos selos pelo Cordeiro segue o curso dos relatos dos evangelhos sobre o fim dos tempos (Mt 24.4-31; Lc 21.11; Lc 21.25).

O evangelista João viu o altar que fazia parte do templo (Lv 4.7). Todo israelita sabia que debaixo desse altar existia uma canaleta que recolhia o sangue do animal sacrificado. Sabia também que, com esse derramamento, a vida do animal sacrificial era oferecida a Deus em lugar da própria vida desviada e perdida. Um símbolo visível que testemunhava a confissão de culpa e de arrependimento, indicando que o ofertante desejava dar sua própria vida ao Senhor. Na nova aliança, essa atitude é exigida do discípulo de Jesus, de forma contínua e praticada no dia-a-dia (Rm 12.1; Mc 8.34-37; Rm 6.5-7 e outras passagens).

Vi embaixo do altar: As quatro criaturas vivas (Seres viventes) não são mais ouvidas como na abertura dos quatro primeiros selos. Este selo pertence aos mártires, no primeiro, sucessivamente, em um período de prosperidade e triunfo; discordar e derramamento de sangue; tributação opressiva; à guerra, fome e pestilência. Na série de problemas, era natural e apropriado que houvesse uma visão dos mártires, se pretendesse que os selos sucessivos se referissem a períodos importantes e futuros do mundo; e, portanto, temos aqui uma impressionante representação dos mártires que clamam a Deus para interpor em favor deles e vingar seu sangue. Os pontos que requerem elucidação são:

(a) sua posição – debaixo do altar;

(b) sua invocação – ou sua oração para que possam ser vingados;

(c) a roupa deles com túnicas; (Brancas) e,

(d) o comando para esperar pacientemente um pouco de tempo.

“As almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram”.
A palavra “alma” é usada no sentido de identificação não como um estado.

Mortos (veja Lc 13.34; Ap 17.6; 18.23-24 etc.); Trata-se de uma palavra simbólica, que não significa necessariamente uma morte violenta, imposta. Muitos profetas, apóstolos, e cristãos foram mortos por testemunhar o amor  e a Palavra de Jesus Cristo.

Aqui os mártires tem desejo de justiça. As almas daqueles que foram mortos: Isso foi morto por perseguição. Esta é uma das provas incidentais na Bíblia de que a alma não deixa de existir na morte e também que não deixa de ser consciente ou não dorme até a ressurreição. Essas almas dos mártires são representadas como ainda existentes; como lembrando o que havia ocorrido na terra; tão interessado no que estava acontecendo agora; como envolvido em oração; e como manifestar fervorosos desejos pela interposição divina de vingar os erros que haviam sofrido.

Para a palavra de Deus em testemunho: Por conta da palavra ou verdade de Deus. E pelo testemunho que eles mantiveram. Por causa de seu testemunho da verdade, ou por serem fiéis testemunhas da verdade de Jesus Cristo. Apocalipse 1: 9.

#ORAÇÃO:
Por amor a palavra de Deus, os mártires, por sua fé em Cristo e pela verdade da sua Palavra, Ele disse que tivesse paciência, porque muitos outros ainda morreriam pela sua fé. No período da grande tribulação será terrível para quem crer no evangelho e permanecer fiel a Deus e sua Palavra. Aqui temos uma ideia que os mártires do passado estejam incluídos entre os que estão “debaixo do altar”. Senhor Jesus ajude estar testemunhando sempre até chegar ao céu. Amém!


#devocaoaDeus
#pastoredmarcos