“E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.” Apocalipse 6.14
#DEVOCIONAL:
“E o céu retirou-se como um livro que se enrola;”
No estudo de hoje: o céu partiu, ou recolheu-se como um pergaminho quando se enrola, ou seja, o céu natural (Gn 1.6-8), ou a proteção contra o caos do universo desconhecido e seus perigos (uma cobertura protetora, Isaías 40.22). Neste período a proteção acabará “o céu retirou-se” isso indica que toda proteção foi tirada de forma definitiva e imutável (a figura aqui como de um juiz enrolando o pergaminho da sentença). O universo humano ficará exposto a todo tipo de ameaça e investida satânica.
“Todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.”
Seus sentidos Bíblicos e figurativos:
Os montes: Tem o sentido de uma grandeza intelectual que domina, ou que sobressai em uma determinada época. Os valores que se destacam podem aprestar-se de forma filosófica, política, idólatra ou religiosa (Jr 51.24-25; Zc 4.6-7, etc.).
E ilhas: O seu significado de Ilhas são montes altos no mar (no mundo adverso a Deus) e significam as grandezas ideológicas que surgem no mundo sem Deus (Sf 2.11; Ez 26.18; Is 40.14-15).
Neste momento da história humana todas as grandezas materiais, intelectuais e filosóficas, que alicerçam o mundo deixam e existir. A auto salvação humana será desmascarada, e inúmeras coisas cuja origem se baseia totalmente nas coisas do mundo com o significado “ilha”. Tudo não passou de uma ilusão humana.
Hoje temos a proteção Divina, mas quando o céu partir-se do seu lugar, logo as trevas tomarão seu espaço para a grande tribulação.
#ORAÇÃO:
Senhor! Sabemos que tudo está no seu controle, o céu, a terra, e quando retirares a camada protetora desse mundo, o inimigo das nossas almas terá acesso a todos para destruir e matar aqueles que se tornarem seus opositores. Tem misericórdia de cada um de nós, para neste dia, estarmos a salvos com Senhor Jesus Cristo. Amém!