“E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.” Apocalipse 7.1
#DEVOCIONAL:
“E depois destas coisas”
O sexto selo termina com uma pergunta: “Quem é que pode suster-se?”
Ao iniciar o capítulo 7 de Apocalipse o apóstolo vai continuar dizendo: “E depois destas coisas”. Apocalipse 7.1-8 nos mostra que se sustenta diante de Deus e do Cordeiro, enquanto os versículos 9-17 destacam aqueles que se sustentam e como podem sustentar-se. O apóstolo João volta então o olhar para igreja que subsiste em meio a toda adversidade contra Deus e seus seguidores.
“Vi quatro anjos que estavam em pé”
Estes anjos estavam prontos para servir, e o número quatro nos ensina que se trata de algo referente à criação natural, Estamos vendo então que os quatro anjos que estão prontos para servir a Deus, para intervir na criação, são os mesmos de Apocalipse 9.14-15.
“Retendo os quatro ventos da terra”
Quatro ventos é uma figura de expressão bem conhecia pelos judeus (Jr 49.36; Dn 7.2 e Zc 6.5). Significa que se trata de poderes naturais de destruição como os quatro animais de Daniel ou os quatros cavalos de Zacarias. Os quatro anjos ainda estão detendo, pela vontade do Senhor, catástrofes naturais destruidoras prontas para se desencadear. A vontade de Deus prevalece por enquanto.
“Para que nenhum vento soprasse sobre a terra”
O falso mundo religioso de crise e tribulações de natureza terrena.
A terra: Significa o povo de Deus, tanto na Nova como da Velha Aliança (Ml 3.12; 2Rs 25.12, etc.).
“Nem sobre o mar”
A hora da verdade, a ruína do mundo e dos ideais humanos ainda não chegou. Mar significa a grandeza ideológica que surgem no mundo sem Deus.
“Nem contra árvore alguma.”
A árvore tem sentido figurado que indica: Homens importantes que se destacam dos demais, Dn 4.20-22; Sl 1.1-3; Jr 11.19; Mt 3.10. etc.
A muitos líderes religiosos ou mundanos que, por enquanto, continuam vivendo em sua fama e glória terrenas. A longanimidade do Senhor ainda vigora (Mt 5.45), a qual tem, no entanto, um limite em relação à humanidade, conforme Ap 6.11.
#ORAÇÃO:
Senhor! Abordamos o princípio do capítulo sete, onde é um interlúdio entre o sexto e o sétimo selos, mostrando os que permaneceram fieis a Cristo durante a grande tribulação. Estes fiéis de Deus (6.17) são tanto judeus (vv. 3-8) como não judeus (vv. 9,10,13-15). Eles aceitam o evangelho eterno proclamado pelos anjos (14.6). Porém os salvos pela graça já estarão contigo, ajude para que eu possa fazer parte dos fies que serão arrebatados. Amém!