“E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar”. Apocalipse 9.2
DEVOCIONAL
“E abriu o poço do abismo”,
Quem foi o que abriu: neste caso foi Satanás. Esse poço do abismo é o lugar de aprisionamento dos demônios (cf. 11.7; 17.8; 20.1,3; Lc 8.31; 2Pe 2.4; jd6). A besta, que é o anticristo, sai do abismo (11.7) onde Satanás também ficará preso por mil anos (milênio) (20.3).
“E subiu fumaça do poço”
Fumaça significa algo que, de um lado, prejudica a visibilidade e a percepção da realidade se estiver a caminho (por exemplo, se a fumaça encobrir a estrada, a visibilidade do motorista pode ser totalmente obstruída, ele não saberá mais onde se encontra o caminho). Por outro lado, a fumaça sufoca, o indivíduo perde a respiração e a até a vida.
“Como a fumaça de uma grande fornalha”
Isso significa que essa fumaça te origem de um lugar muito quente, Nesse caso, vem do inferno, o calor é produzido pelo fogo do juízo de Deus.
“E com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar”.
Essa liberação de poder satânico foi em primeiro plano escurecer o sol (Ap. 6.12-17). E depois o ar, uma figura entre o céu e a terra que está sob domínio de espíritos malignos (Ef 2.2 e 6.12).
O escurecer vem num sentido de esconder a verdade, entre elas estão ciência, educação, da comunicação, da teologia, da sociedade e de tudo mais que faça referência ao Criador (Deus).
ORAÇÃO:
Jesus amado de todos os fieis que os seguem, venha cuidar de cada um de nós, para não perder a visão do caminho certo com a invisibilidade da fumaça maligna, pois ela pode tirar o nosso foco da salvação eterna. Amém!