“Porque o poder dos cavalos está na sua boca e nas suas caudas. Porquanto as suas caudas são semelhantes a serpentes, e têm cabeças, e com elas danificam.” Apocalipse 9.19
DEVOCIONAL:
Nesse contexto, ele descreve uma visão apocalíptica em que gafanhotos com aparência semelhante à de cavalos são liberados para atormentar a humanidade. Esses gafanhotos têm caudas como serpentes e cabeças que causam danos.
“Porque o poder dos cavalos está na sua boca e nas suas caudas”.
Trata-se da grande mentira que desde Adão leva a humanidade para longe de Deus: “Como Deus sereis conhecedores do bem e do mal” (Gn 3.5). Ou seja, a humanidade foi enganada por satanás, e continuará para os que não se arrependerem.
As suas caudas eram como cobras; tinha cabeças. Realça a origem demoníaca dos cavalos (cf. 12.9).
As caudas como serpentes identificam a falsidade desse poderes do mal que se disfarçam e atuam por meio do falso profeta (2 Co 11.13-15), sobreo qual Jesus advertiu seus seguidores (Mt 7.15-16 ou Mt 24.24).
Outra figura: as caudas com cabeças revelam que essa falsidade tem vida. Quer dizer que esse demônio conseguem expressar sua mensagem, transmiti-la e fazer com que seja executada, no sentido de levar a terça parte dos homens à morte.
ORAÇÃO:
Deus maravilhoso e poderoso para cuidar e guardar o seu povo, porém assim como a serpente enganou no Éden assim também enganará na grande tribulação, que possamos cada vez mais se apegar ao Senhor para não estar na terra neste período. Amém!