“E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.” Apocalipse 9.20
DEVOCIONAL:
Os Demônios são seres sobrenaturais que tem parte com Satanás e exercem influência maligna sobre os assuntos humanos (cf. Dt 4.28; Sl 115.5-7; 1Co 10.20).
“Não se arrependeram das obras de suas mãos”
Nem mesmo o julgamento divino leva as pessoas ao arrependimento. Isso demostra as profundezas da depravação humana, com seu apego aos prazeres pecaminosos (cf Jr 17.9). Os pecados mais graves dos últimos dias e do período da tribulação são (vv. 20.21):
a) A adoração aos demônios e a pratica do espiritismo, ocultismo e magia (Dt 32.17; 1Co 10.20);
b) O homicídio e a violência.
c) A feitiçaria, que inclui drogas, ocultismo em geral e bruxaria (18.23; 21.8; 22.15; Gl 5.20).
d) Imoralidade sexual e a pornografia;
e) Roubo e iniquidade (cf. Rm 1.24,28-31).
“Para não adorarem os demônios”
Toda adoração a Deus deve apoiar se estritamente no Sacrifício de Cristo e o Nome de Cristo, de outro modo é “uma obra das mãos do homem”, eu Deus nunca pode aceitar (Ef 2.13-18).
“Adorar os demônios e ídolos”
É seguir filosofias e ideologias terrenas da nossa época, as quais podem se materializar e expressar;
“De ouro e prata”
Significa seguir o poder econômico, o desejo ardente de riqueza e bens materiais;
“De cobre”
O cobre é uma figura da tecnologia e especialmente do potencial técnico para a guerra. (lembrar a energia nuclear que foi desenvolvido essencialmente em função da bomba atômica).
“De pedra e de Pau”
Simboliza as obras colossais da civilização. Para mencionar algumas: As pirâmides, a grande muralha, etc.; bem como, em dias mais recentes, as grandes catedrais e inúmeras edificações que parecem desafiar, na sua grandiosidade, a criação de Deus. Todo ser humano que vive segundo as obras da carne acaba sendo, de uma ou outra forma, servo (ou adorador) dessas grandezas humanas.
ORAÇÃO:
Hoje só queremos pedir para não deixar ser seduzido pelas coisas feitas por mãos humanas e esquecer que Deus é tudo na nossa vida. Os “demônios” e os “ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira” representam a idolatria e a adoração de falsos deuses ou objetos materiais. A passagem enfatiza que, mesmo diante das pragas e julgamentos divinos, algumas pessoas não se arrependem de suas ações e continuam a adorar esses ídolos. É um lembrete sobre a importância do arrependimento e da busca por Deus. Amém!