“E, quando os sete trovões acabaram de emitir as suas vozes, eu ia escrever; mas ouvi uma voz do céu, que me dizia: Sela o que os sete trovões emitiram, e não o escrevas.” Apocalipse 10.4
DEVOCIONAL:
O apóstolo João foi proibido de transmitir a mensagem dos sete trovões, da plenitude do juízo de Deus, Há realidade celestial que não devem ser transmitidas o homem, como no caso do apóstolo Paulo (2 Co 12.4). Assim também a determinação de que a volta do Senhor seria inesperada e diferente do que a humanidade imaginava, devia ser mantida (1 Ts 5.1-4; Ap 16.15; Ap 3.3, etc.). A igreja e o homem de Deus têm de estar sempre prontos e preparados para o dia do Senhor.
“Sela o que os sete trovões emitiram, e não o escrevas.”
Sete trovões, a plenitude do número sete, porém o trovão tem relatos em 8.5, em 11.19, e em 16.18, o trovão sempre está relacionado com o castigo divino. Aqui, mostra que João estava anotando tudo, ao ponto de uma voz dizer para não escrever, também, prenuncia o juízo que será infligido sobre os que recusam o amor e a graça de Deus. Mas foi privado aos leitores, não podemos criar ou escrever algo que não foi revelado nas Escrituras. Não serve de nada a especulação.
ORAÇÃO:
Oh meu Senhor! Sabemos que o juízo está previsto, mesmo que foi impedido ao apóstolo João de escrever, qual eram as palavras dos sete trovões, mas temos o sentimento de que não serão coisas boas, pois a humanidade está rebelada e contra a vontade de Deus. Tem misericórdia de nós, e nos guarda dessa maldição. Amém!