7 E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; 8 Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. Apocalipse 12.7 e 8
DEVOCIONAL:
A tribulação não significa somente de grandes conflitos espirituais na terra, mas também nos céus.
Satanás (dragão) é derrotado junto com seus anjos maus, precipitado na terra conforme Lucas 10.18 e não lhe é mais permitido acesso ao céu. O céu regozija (vv. 10-12), porque Satanás já não é uma força espiritual nos lugares celestiais (Ef. 6.12) Ao mesmo tempo, isso causa “ais” em relação aos que vivem na terra (vv. 12,13). Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal: “É possível que essa expulsão de Satanás dê início à grande tribulação.”
“E houve batalha no céu”
Corresponde ao “Mistério de Deus” que já se dará por terminado (Ap 10.7).
“Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos”
Segundo a Bíblia de Estudo do Expositor: Satanás e todos os anjos rebelados que o seguiram serão expulsos do Céu, o qual ocorrerá no período intermediário da Grande Tribulação; por que o Senhor permitiu que Satanás e seus seguidores permanecessem no Céu todo este tempo, não nos diz isso; é um “Mistério”, mas já se dará por terminado.
O Arcanjo Miguel derrota Satanás na guerra celestial. Em Daniel 12.1, é o protetor de Israel que o livrará da tribulação nos últimos dias.
“Mas não prevaleceram”
O Arcanjo Miguel derrotará Satanás e seus seguidores, esta guerra dará por determinação e diretiva de Deus. (O bem sempre vence o mal).
“nem mais o seu lugar se achou nos céus.”
Esse texto volta da relatar no final do livro de Apocalipse, onde o maligno já não tem lugar na Terra, mas sim vai ao lugar de tortura para sempre (Ap 20.10).
ORAÇÃO:
Agradecemos, pois a vitória do Arcanjo Miguel, fez com que a serpente perdeu, para sempre, sua posição no céu, uma vez que o julgamento de Satanás já estava concluído (Jo 16.11), com Jesus o cominho do encontro com o Pai (Ef 1.20). Esse direito de estar com Deus passou a ser permitido ao ser humano que o aceita a Cristo como seu Salvador. Hoje ainda há tempo para realizar essa decisão. Amém!