“Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos”. Apocalipse 13.10
DEVOCIONAL:
“Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá;”
Uma condução de destino, como o texto informa “se alguém” isso significa que não será todos, mas aqueles que não ouvirão a Palavra do Senhor, a não ser a Palavra do Anticristo, estão garantidos ao pior da escravidão espiritual.
Salvador diz em Mateus 26.52; “Todos os que tomam a espada perecerão com a espada.” Isso foi abundantemente ilustrado no mundo; e é uma advertência muito importante para as nações não se entregarem aos propósitos da conquista e para as pessoas não se envolverem em contendas e litígios. A ideia particular aqui é que seria uma característica do poder aqui referido que “levaria outros ao cativeiro”. Isso seria cumprido se fosse a característica desse poder invadir outros países e tornar seus habitantes prisioneiros de guerra; se fez escravos de outras pessoas; se estabelecer um domínio injusto sobre outras pessoas; ou se foi distinguido por perseguir e aprisionar os inocentes, ou por privar as nações da liberdade.
“se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto.”
Trata-se das nações do mundo que seguirão ao anticristo em sua busca de domínio e poder mundial. Elas serão levadas a julgamento rápido e seguro na Segunda Vinda do Senhor.
“Aqui está a paciência e a fé dos santos”.
Segundo alguns estudiosos estes texto refere-se basicamente a Israel e que sua redenção está muito perto, a qual acontecerá na Segunda Vinda do Senhor.
Este é o lema e a palavra de ordem dos eleitos durante o período do reino mundial. Como a primeira besta deve ser satisfeita pela paciência e fé (Apocalipse 13.10), a segunda besta deve ser combatida pela verdadeira sabedoria (Apocalipse 13.18).
A primeira besta, que surge do mar, é frequentemente interpretada como um símbolo de um poder político ou governamental maligno, enquanto a segunda besta, que surge da terra, é vista como um falso profeta ou líder religioso que promove a adoração da primeira besta.
ORAÇÃO:
A mensagem central é que aqueles que cometem injustiças, como levarem outros ao cativeiro ou matar, enfrentarão consequências semelhantes. Isso também destaca a paciência e a fé dos santos, que confiam na justiça divina. Senhor não deixe perecer, mas acrescenta minha fé na esperança da salvação. Amém!