“E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta”. Apocalipse 13.15
DEVOCIONAL:
A simbologia da besta no livro de Apocalipse é rica e complexa, e tem sido interpretada de várias maneiras ao longo dos séculos. Aqui estão alguns pontos principais:
A Besta do Mar (Apocalipse 13.1-10): Esta besta é descrita como tendo dez chifres e sete cabeças, com dez coroas sobre os chifres. Ela representa um poder político ou império que se opõe a Deus e persegue os fiéis. Alguns estudiosos associam essa besta ao Império Romano, enquanto outros veem nela uma representação de futuros poderes opressivos.
A Besta da Terra (Apocalipse 13.11-18): Esta segunda besta tem dois chifres como um cordeiro, mas fala como um dragão. Ela é vista como um falso profeta ou líder religioso que promove a adoração da primeira besta. Ela realiza sinais e milagres para enganar as pessoas e leva os habitantes da Terra a fazerem uma imagem da primeira besta.
A Marca da Besta (Apocalipse 13.16-18): A marca, que é o número 666, é um símbolo de lealdade à besta. Aqueles que recebem a marca são identificados como seguidores da besta e são capazes de comprar e vender, enquanto aqueles que recusam a marca enfrentam perseguição.
A Ferida Mortal e a Cura (Apocalipse 13:3, 12): A besta do mar recebe uma ferida mortal, mas se recupera o que causa admiração e adoração entre os habitantes da Terra. Isso simboliza a resiliência e a aparente invencibilidade momentânea do poder opressor.
“E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta,”
O anticristo tem exatamente este propósito ao imitar o Criador (Gn 2.7) “e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida”. Isto quer dizer que a imagem do anticristo não é mais uma imagem morte, como a dos deuses do Antigo Testamento, Trata-se agora de uma imagem que vive as qualidades, os desejos e os propósitos da besta. São indivíduos humanos e sistemas que vivem conforme o carácter do anticristo. Na primeira carta de João 2.18 ele escreveu, referindo-se ao fim dos tempos: “muitos anticristos têm surgidos”. O Homem que recebeu o Espírito de Deus se torna imagem vida do Senhor. Assim também, o homem que recebeu o espírito da besta se torna imagem viva do anticristo.
“para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta”.
Esse será o sistema do anticristo, e todos que rejeitarem sua proposta e maneira de ser serão silenciado (Mortos).
Será baixado um decreto a morte de todos que se recusarem a adorar o governante mundial e sua imagem. Noutras palavras, muitos que resistirem ao anticristo e permanecer fiel a Jesus, selarão sua fé com suas vidas.
ORAÇÃO:
Ó Senhor Jesus ajuda os seus filhos a permanecerem fiéis, mesmo que as propostas do anticristo sejam atraentes, mas que possamos resistir, mesmo que perca a vida, mas não perder a salvação. Mesmo sabendo que tudo isso acontecerá somente na Grande Tribulação, livra os escolhidos desse mal. Amém!