Visitaram este Blog

11/07/2024

1581 – Apocalipse 14:11 – TORMENTO PARA SEMPRE


“E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome”. Apocalipse 14.11


DEVOCIONAL:
Este versículo é parte de uma visão profética que descreve o julgamento final sobre aqueles que adoram a besta e recebem sua marca. A “fumaça do tormento” simboliza o sofrimento eterno daqueles que rejeitam Deus e seguem a besta. A ausência de descanso “de dia nem de noite” enfatiza a natureza contínua e interminável desse tormento.

A mensagem central aqui é um alerta sobre as consequências de se afastar de Deus e seguir o mal. Também serve como um chamado à perseverança e fidelidade para os crentes, destacando a importância de manter a fé e obedecer aos mandamentos de Deus.

“E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre”
Refere-se ao fato de que será para sempre uma existência consciente.

E a fumaça de seu tormento: A fumaça procedente de seu lugar de tormento. Essa linguagem é provavelmente derivada do relato da destruição de Sodoma e Gomorra, Gênesis 19.28; “E ele (Abraão) olhou para Sodoma e Gomorra, e para toda a terra da planície, e viu, e eis que a fumaça do país subia como a fumaça de uma fornalha.” A destruição dessas cidades é considerada um emblema da destruição dos iníquos, e a fumaça que subiu deles como uma representação do que sobe do lugar onde os iníquos sofrem para sempre.

“e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome”.
Todos que tomam o sinal da besta da Grande Tribulação vindoura, em essência estarão blasfemando ao Espírito Santo, pelo qual não há perdão (Mc 3.29).

E eles não têm descanso dia nem noite: “Dia e noite” incluem todo o tempo; e, portanto, a frase é usada para denotar perpetuidade “sempre”. O significado aqui é que eles nunca descansam, qualquer intervalo de dor. Isto é afirmado como uma circunstância fortemente expressiva da severidade de seu tormento. Aqui, o descanso chega ao sofredor. O prisioneiro em sua cela deita-se na cama, embora sem coxão, e dorme; o escravo sobrecarregado também tem intervalos de sono; os olhos do enlutado ficam presos em repouso e, por momentos, senão horas, ele esquece suas tristezas; nenhuma dor que suportamos na terra pode ser tão certa e prolongada que a natureza, mais cedo ou mais tarde, não encontre o luxo do sono ou encontre descanso no túmulo. Mas será um dos ingredientes mais amargos da desgraça, no mundo do desespero, que esse luxo seja negado para sempre, e que aqueles que entrarem na prisão sombria não durmam mais, nunca conhecerão a pausa de um momento, nunca até perder a consciência de sua desgraça pesada. Oh, quão diferente da condição dos que sofrem aqui! E como é triste e estranho que alguém de nossa raça persista no pecado, e desça àquelas tristezas sem mitigação e sem fim!

E todo aquele que recebe a marca do seu nome: Veja em Apocalipse 13.17. O significado aqui é que esses adoradores receberão o castigo que outros idólatras e pecadores recebem. Nenhuma exceção será feita a favor de um ídolo, embora ele adore ídolos sob as formas de um cristianismo abusado; ninguém será feito a favor de um pecador, porque ele praticou a iniquidade sob a roupa da religião.

ORAÇÃO:
Neste estágio da vida, o resultado definitivo do pecado é a eterna separação de Deus. A separação de Deus representa o supremo tormento e miséria. O pecado sempre traz a miséria, mas nesta vida podemos escolher o arrependimento e a restauração de nosso relacionamento com Deus. Lembre-se que na eternidade não haverá mais oportunidade para o arrependimento, precisamos nesta vida aceitar Jesus como nosso Salvador, pois depois desta vida só nos resta o julgamento. Abra hoje a porta do seu coração para não viver uma vida separada de Deus, e assim terás uma eternidade com Deus. Amém!