“E o anjo lançou a sua foice à terra e vindimou as uvas da vinha da terra, e atirou-as no grande lagar da ira de Deus.” Apocalipse 14.19
DEVOCIONAL:
Uma demonstração de julgamento, e com isso dizemos “aí” daquele que a rejeitou, que na sua autossuficiência julgou que poderia ser capaz de salvar por si mesmo a sua vida, sofrerá a fúria de Deus por toda a eternidade.
Lagar é um recipiente para líquidos, lavrado na rocha ocupado uns oito metros quadrados, com um canal que leva a outro recipiente. As uvas eram jogadas no recipiente superior e pisadas com os pés descalços. O suco era coletado no recipiente inferior. Às vezes era acrescentada pressão mecânica. Pisar o lagar era figura comum no antigo testamento como símbolo da execução da ira divina (Is. 63.3; Lm 1.15; Jl 3.13).
Na ocasião da volta de Cristo, depois da tribulação, os incrédulos serão reunidos e julgados no vale de Josafá (Sl 110.6; Jl 3.6,12-14; Mt 25.32) e depois executados (Mt 13.40; Lc 17.37 e Ap 19.15).
ORAÇÃO:
Sabemos que imagem é bem intensa. O anjo que colhe as uvas representa mais um ato de julgamento. As uvas lançadas no "lagar da ira de Deus" simbolizam a punição divina para aqueles que são considerados injustos. A ideia de um lagar é poderosa porque é um lugar onde as uvas são pisadas e esmagadas, sugerindo a severidade do julgamento. A intensidade dessa descrição é tangível e o que não aceitaram a Jesus como Salvador serão esmagados, moído neste julgamento. Deus tenha misericórdia de nós para não sermos condenado com o mundo. Amém!