“Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.” Apocalipse 3:18
#DEVOCIONAL:
O conselho do Senhor para quem parecia ser rico, e de nada ter falta, agora o Senhor pede para comprar. Aqui mostra o quanto ter não significa ser.
“Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo para que te enriqueças;”
Um conselho “de mim compres” descarta a opinião falsa e vã que tenha de si mesmo e se esforçassem para ser o que realmente representavam ser.
“Ouro provado no fogo”: Essas pessoas eram pobres; todavia, Cristo os aconselhava a comprar dele ouro purificado no fogo para que pudessem ser ricos. Ele mostra onde deve se comprar “de Mim”; só em Deus podemos adquirir a verdadeira riqueza. Ele disse vinde a mim e comprai sem dinheiro...
“E roupas brancas, para que te vistas,”
Redimidos pelo sangue do Cordeiro, nossas vestes tornaram-se mais alvas que a neve (Is 1.18). Sim, Ele mudou-nos as vestiduras que, manchadas pela iniquidade, envergonhavam-nos diante de sua justiça e santidade (Zc 3.1-10). Como está você diante de Deus? Nu? Ou revestido da graça divina?” Com as vestes da salvação.
“E não apareça a vergonha da tua nudez;”
Aquelas pessoas que estavam nuas; Cristo lhe informa que poderia conseguir vestimentas que cobririam a vergonha e a nudez delas. Isto elas devem receber de Cristo; precisam simplesmente descartar seus trapos imundos para que possam vestir as vestes brancas que Ele comprou e providenciou para elas na sua própria justiça imputada para a justificação e as vestes de santidade e santificação.
E que a vergonha da tua nudez não aparece – Nós vestimos o corpo tanto pela decência quanto pela proteção contra o frio, a tempestade e o calor. A alma deve estar vestida para que a “vergonha” de sua pecaminosidade não seja exibida e que não seja ofensiva e repulsiva à vista.
“E que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.”
A cegueira espiritual era o grande problema da igreja em Laodiceia: não conseguia ver a própria miséria nem podia perceber a sua nudez. Por isso o Senhor Jesus aconselha o seu anjo: “aconselho-te que de mim compres [...] colírio, para que vejas” (Ap 3.18).
Sabe onde poderá você encontrar o colírio recomendado pelo Senhor? Nas Sagradas Escrituras. Lendo-a, conseguimos ver todas as coisas perfeitamente (SI 119.105).
#ORAÇÃO:
Senhor neste dia, está mensagem de aconselhamento e exortação, onde o “ouro provado no fogo” simboliza a fé genuína e purificada, as “roupas brancas” representam a justiça e pureza, e o “colírio” é usado como uma metáfora para a iluminação espiritual. Agora sei que é um chamado para o arrependimento e a renovação espiritual. Ajude para que possa melhorar a cada dia. Amém!