“E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás”. Apocalipse 4:6
#DEVOCIONAL:
Neste capitulo 4 de Apocalipse, estamos estudando várias figuras que tem seus significados escatológicos como:
Arco-Íris - Significa em toda a Bíblia como aliança. O arco-íris também representa a fidelidade e a salvação de Deus.
Mar de Vidro - Representa os povos de Deus.
Relâmpago – Representa o julgamento de Deus.
Quatro seres viventes – São características de Deus.
“E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal”.
O vidro era muito raro na época do apóstolo João, era quase impossível obter um vidro que fosse claro como um cristão (ver 1 Co 13.12). O “mar de vidro” está enfatizando a magnificência e a santidade e transparência de Deus.
Em Gênesis 1.6-7, onde as Escrituras falam de dois mares. Um com sua profundidade escura em trevas, sempre agitada e bravia, que desequilibra, afogam e matam todo aquele que se entrega a ele, o mar da terra. O outro, o de cima, chamado de firmamento se apresenta em toda sua luminosidade tranquila em descanso e paz. O céu que proporciona descanso e paz era justamente esse mar. Simbolizado pelo mar de fundição da casa do Senhor. O mar debaixo do firmamento significa o caos dos povos e nações sem Deus ( Is 17.12-13; 57.20; Ap 17.15, etc.). O mar de cima, o céu na sua pureza cristalina do versículo 6 simboliza o povo de Deus que veio da agitação do caos, da tribulação e agora está em paz e descansa na presença de Deus (no caso de 1Rs 7.23, no templo, e Ap. 15.2).
“E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais”
O número 4 é o número da criação natural (quatros pontos cardeais que são os quatros cantos da terra – Ap.7.1) Os quatros ventos de Jeremias 49.36. Os quatros braço do rio que circunda o Jardim do Éden (Gn 2.10, etc.).
Este versículo apresenta as Criaturas das quais não temos conhecimento e que estão além da nossa compreensão, como o são na realidade, muitas coisas que são do Céu, que a terra ainda não viu.
“Quatro seres viventes”
No próximo versículo (v.7) e no ato contínuo do livro de Apocalipse vamos encontrar “Seres viventes”, geralmente isso tem a ver com toda a vida natural que é chamada de seres viventes, aqui não podemos confundi-los com anjos (Ap 5.11).
Estes quatros seres viventes provavelmente representam a totalidade da criação vivente (v.7). Todas as criaturas viventes de Deus o glorificarão e o adorarão e serão libertas da maldição do pecado (vv. 8-11).
“Cheios de olhos, por diante e por detrás”.
Esses quatro seres viventes estavam no meio do trono e ao redor dele. Eles eram “cheios de olhos, por diante e por detrás”. Isso significa que tinham olhos em todas as direções, simbolizando sua vigilância constante e conhecimento completo.
#ORAÇÃO:
Senhor e Pai Celestial, sabemos que nada escapa de seus olhos, e que o Senhor tudo vê, com esta vigilância completa, venho a Ti pedir que olhe para mim, e se tiver algo que não lhe agrade, tire e tenha misericórdia da minha vida. Eu quero apresentar perante aos seus olhos como incenso agradável. Amém!