“E tinha na sua mão um livrinho aberto. E pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra;” Apocalipse 10.2
DEVOCIONAL:
“Um Livrinho aberto na mão”
O anjo, ao colocar seu pé direito sobre o mar e o esquerdo sobre a terra, dá a entender que esse livrinho contém uma mensagem que afeta o destino do mundo inteiro.
Não é o mesmo rolo do destino do capítulo 5, pois aquele rolo (ou livro) tinha um conteúdo para ser revelado, e este livrinho (ou rolo pequeno) deveria ser comido. Além disso, o termo “livrinho” destaca esse rolo de todos os demais, pé direito no mar, e pé esquerdo sobre a terra. Mostra o seu tamanho tremendo e ressalta que a sua vinda relaciona-se com o destino de toda a criação (conforme versículo 6).
“Pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra;”
Em quase todas às vezes a teologia mostra que o mar, simboliza o mundo pagão (cf. Ap 4.6) e a terra o mundo religioso (Ap. 6.12-17). Logo colocar o pé direito sobre algo ou alguém é uma figura de autoridade absoluta e exigia total submissão (Is 66.1; Mq 7.19, etc.). Nesse texto, o anjo representa a autoridade do Rei que estava chegando. A autoridade que Deus sempre reivindicou do mundo religioso “terra” e de todas as nações “mar” (Sl 24.1).
ORAÇÃO:
Senhor a sua grandeza é incalculável, por tanto te reverenciamos, pois tudo já está determinado, só pedimos, livra-nos do juízo vindouro, guarda nos no dia da sua ira, para que possamos estar a salvos. Amém!