“E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua fornicação”. Apocalipse 14.8
DEVOCIONAL:
Este versículo faz parte das visões do apóstolo João e refere-se ao julgamento de Babilônia, simbolizando um sistema corrupto e idólatra que se opõe a Deus.
“E outro anjo seguiu, dizendo:”
Este anjo vem no lugar do anjo que estava pregando o evangelho eterno, e faz outro anúncio.
“Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade”
A Babilônia pode ter significado figurativo, ou literal, no caso de literal ou no sistema simbólico ela deverá ser reconstruída e cairá no final da Grande Tribulação.
A “grande Babilônia” é frequentemente interpretada como uma representação de poderes mundanos e sistemas que promovem a injustiça e a imoralidade. A queda de Babilônia é um anúncio de que esses sistemas serão julgados e destruídos por Deus devido à sua corrupção e influência negativa sobre as nações.
Na Bíblia, “Babilônia” é um termo que pode ter diferentes significados dependendo do contexto:
Cidade Histórica: Babilônia era uma antiga cidade localizada na Mesopotâmia, conhecida por sua riqueza, poder e cultura. Foi a capital do Império Babilônico e são mencionadas várias vezes no Antigo Testamento, especialmente no contexto do exílio dos judeus.
Símbolo de Corrupção e Idolatria: No Novo Testamento, especialmente no livro de Apocalipse, Babilônia é usada simbolicamente para representar um sistema corrupto e idólatra que se opõe a Deus. Em Apocalipse 17 e 18, Babilônia é descrita como uma “grande prostituta” que seduz as nações com suas riquezas e luxúrias, mas que eventualmente será julgada e destruída por Deus.
Representação de Poderes Mundanos: Alguns estudiosos interpretam a Babilônia como uma metáfora para qualquer poder ou sistema que promove a injustiça, a opressão e a imoralidade. Isso pode incluir impérios, governos ou instituições que se afastam dos princípios divinos.
Essas interpretações mostram como Babilônia pode ser vista tanto como uma entidade histórica quanto como um símbolo teológico de oposição a Deus e seus valores.
“que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua fornicação”.
Vale lembrar que em Babilônia foi o primeiro lugar na terra a promover uma rebelião organizada contra Deus (Torre de Babel). Assim iniciou e assim também acabará neste mesmo território
Beber do vinho da ira da sua fornicação: Babilônia é retratada como uma prostituta, cujas relações ilícitas são obtidas mediante a embriaguez.
ORAÇÃO:
Em saber que a Babilônia tem como significado do sistema corrompido político, religioso e comercia do mundo inteiro nos tempos do fim, já temos a predição de sua queda. Hoje oramos para que Deus nos livre do sistema corrompido, da religião falsa, e do comercio ganancioso, mas dá a cada dia uma oportunidade de adorar a Deus, servir em todos os momentos da nossa vida aqui na terra, bem como na eternidade. Amém!